O PILATES É PARA VOCÊ
A quem o Pilates pode ajudar? Praticamente a todas as pessoas. Quase não há contraindicações para a prática da atividade. Exceto em casos, como por exemplo, individuo hipertenso e não faz uso de medicamentos para controlar, ou se tem lesão aguda do sistema músculo-esquelético, ou grávidas em fase crítica de gestação ou sem a permissão do médico que a acompanha.
Recomendamos jovens a partir dos 13 anos, pois nesta idade, normalmente o praticante já tem o mínimo de consciência corporal para poder entender e realizar todos os princípios exigidos durante a prática!
Se você possui algum problema de saúde e busca na atividade física uma melhora, o Pilates é para você. Ou se nãoo tem qualquer problema, mas quer manter a saúde e qualidade de vida de forma preventiva e com acompanhamento direcionado, o Pilates também pode lhe ajudar!
Ele apresenta especialmente bons resultados para problemas de coluna, joelho, respiratórios e para quem busca tonificação muscular de forma dinâmica, com variedade de exercício e equilíbrio mental e corporal.
Veja para quem o FisioPilates pode trazer benefÃcios especiais:
Idosos
Como a idade costuma trazer limitações corporais, como dificuldades de movimento, alongamento, o pilates é bastante indicado para idosos.
Seus exercícios ajudam a garantir maior amplitude de movimentos, eliminando a sensação de rigidez que o passar do tempo impõe à estrutura corporal.
Também auxilia no equilíbrio corporal, o que é bastante benéfico para amenizar os efeitos da labirintite, que costuma atingir as pessoas com o avanço da idade.
Há, ainda, exercícios que atuam no assoalho pélvico, que auxiliam no controle da incontinência urinária.
Atores e músicos
Como uma das ferramentas dos músicos e atores é a sua voz, o pilates pode ser um grande aliado com o desenvolvimento de atividades respiratórias.
Os exercícios também auxiliam no controle emocional e na diminuição do estresse, necessidades de quem atua diante do público.
A tonificação muscular reforça o rendimento do organismo para resistir a apresentações que podem ser longas e exaustivas.
Atletas
O atleta busca força e capacidade respiratória. Por isso, o pilates é indicado para quem vê na atividade física mais do que uma possibilidade de melhorar a estética, mas tem o esporte como parte de sua vida.
A tonificação muscular promovida ajuda a melhorar o desempenho no esporte. O controle na respiração aumenta o rendimento de atividades que exigem bom desempenho cardiorrespiratório.
Além disso, o trabalho de se focar em seu corpo, em perceber a própria respiração e o movimento ajuda o esportista na concentração necessária para a evolução nos treinos.
Empresários
Correria, tensão, muitas decisões a tomar em pouco tempo, estresse. Esse é o cenário em que o empresário vive diariamente.
Para este profissional, uma aula de pilates é mais do que uma oportunidade de praticar uma atividade física. É uma verdadeira ‘fuga’ desse universo corporativo que ataca a saúde e promove desequilíbrio.
Além de sair do sedentarismo, o pilates possibilita vantagens adicionais. Entre elas, o alinhamento da coluna, que facilita o trabalho diário de quem vive muito tempo sentado.
A capacidade de promover equilíbrio mental e corporal auxilia no combate ao estresse, o que tem como resultados positivos melhoras na alimentação, na qualidade do sono, no humor, no desenvolvimento das atividades diárias.